top of page
logo.png

Importante!

Autores atualizem seus currículos nas plataformas lattes e orcid.

Mecanismo on-line para Referências (MORE)

Desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que possibilita a geração de referências com base na Norma Técnica ABNT NBR 6023:2003. Cadastre-se no site http://www.more.ufsc.br

Normas

Normas e diretrizes para publicação de práticas pedagógicas em formato de artigo:

  1. Os textos precisam ser inéditos, os de origens de traduções e entrevistas precisam de anuência dos detentores da obra e ou do entrevistado.

  2. Avalição dos trabalhos por dois pareceristas.

  3. A revisão ortográfica e literária do conteúdo dos trabalhos são de responsabilidade do(s) autor(es), e devem ser revistos com rigidez.

  4. Os autores do texto aprovado cederão o direito de publicação sem ônus à Revista Práticas Pedagógicas. Depois do texto publicado, os autores sustentarão o direito de reproduzir sua pesquisa.

  5. Os autores serão responsabilizados em casos de ilegalidades em seus textos, entre eles o de plágio,

  6. Titulação mínima para submissões de textos, graduação.

  7. Cabe aos autores retirar seus nomes dos textos que serão submetidos, colocar o nome da instituição em que trabalha, da maior titulação acadêmica. No lugar dos nomes colocar XXX. Os autores terão seus nomes incorporados ao texto se o mesmo for aprovado.

  8. Os artigos devem conter título, resumo de 150 até 250 palavras e palavras-chaves até três, em português e em inglês.

  9. Para os trabalhos criados em co-autoria, ao menos um dos autores deve ser participado como docente no desenvolvimento da prática pedagógica.

  10. Os pareceristas são registrados no banco de dados da revista e obedecem ao mesmo critério de titulação mínima exigida aos autores. Ao criar-se ou ao atualizar um cadastro, pode-se optar por integrar o corpo de pareceristas, assim como desabilitar esta função.

  11. A veracidade das informações e o conteúdo dos textos publicados são de total responsabilidade dos autores e não da Revista Práticas Pedagógicas.

  12. Os relatos em forma de artigos deverão ter entre 12 e 20 laudas, incluindo as referências, notas, imagens, tabelas e referências. Para os artigos que ultrapassarem o limite de páginas estabelecidos serão analisados mediante justificativas.

  13. O arquivo deverá ser enviado com o texto salvo em DOC e não ultrapassar 2MB.

  14. Título:

    1. Fonte: Times New Roman

    2. Tamanho da fonte: 14

    3. Entrelinhas (espaço): 1,5

    4. Alinhamento à direita

    5. Recuo de primeira linha: não

    6. Palavras estrangeiras e neologismos devem estar em itálico

    7. Deve estar em negrito

    8. Incluir abaixo o título em inglês

  15. Resumo de 150 até 250 palavras e palavras-chaves até três, em português e em inglês. Incluir o título em inglês antes do resumo, com a mesma formatação: 

    1. Fonte: Times New Roman

    2. Corpo (tamanho): 10

    3. Entrelinhas: espaçamento simples

    4. Alinhamento justificado

  1. Formatação de texto:

    1. Fonte: Times New Roman

    2. Corpo (tamanho): 12

    3. Entrelinhas (espaço): 1,5

    4. Alinhamento justificado

    5. Recuo de primeira linha: não

    6. Espaçamento entre parágrafos: duplo

    7. Palavras estrangeiras e neologismos devem estar em itálico

    8. Não usar negrito ou sublinhar termos. Usar o itálico para realçar.

  2. Formatação de citações: usar “aspas” para citações de até três linhas inteiras dentro do parágrafo. Usar ‘apóstrofos’ para citação dentro da citação. Citações longas devem ser destacadas do texto, em parágrafo separado, sendo:

    1. Recuo: 4 cm

    2. Fonte: Times New Roman

    3. Corpo (tamanho): 10

    4. Entrelinhas (espaço): 1

    5. Alinhamento justificado

    6. Não usar negrito ou sublinhar termos. Use o itálico para realce e informe se o grifo consta do original ou não, acrescentando, conforme o caso: (AUTOR, ano, p. x, grifo nosso) ou (AUTOR, ano, p. y, grifo no original).

    7. O trecho deve estar separado do texto por parágrafos adicionais (linha branca), um antes e um depois.

  3. Formatação das referências:

    1. Fonte: Times New Roman

    2. Corpo (tamanho): 10

    3. Entrelinhas (espaço): 1,5

    4. Alinhamento justificado

    5. Livros:

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Lugar: Editora, ano.

  1. Capítulo de livros:

SOBRENOME, Prenome. Capítulo de livro. In: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Lugar: Editora, ano. 1a página- última página.

    1. Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do periódico, Cidade, volume, número, ano, página inicial e final da parte referenciada no formato p. x-x, ano.

  1. Citação de internet:

Devem seguir as mesmas regras anteriores para autor e título, sucedida das informações: Disponível em: endereço completo da página acessada (exemplo: <http://www.ufjf.br/portal>). Acessado em: dia, mês e ano (exemplo: 05 ago. 2022).

  1. Dissertações e teses:

SOBRENOME, Prenome. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas. Categoria (Grau e área de concentração)–Instituição, Local.

    1. Trabalhos de eventos:

AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número., ano congresso, Cidade. Nome dos anais ou apenas Anais… Cidade: Editora, ano publicação. página inicial e final da parte referenciada no formato p. x-x.

  1. Notas: todas as notas devem ser inseridas no final da página, em notas de rodapé. Indicar, em nota, se alguma versão do texto já houver sido apresentada em congresso, seminário, simpósio etc.

  2. Referências: devem ser inseridas no sistema autor-data no corpo do texto com o seguinte modelo de formatação: (SOBRENOME, ano de publicação, p. xx).

  3. Imagens: devem ser inseridas no corpo do texto com a devida referência de fonte e legenda em tamanho 10, Times New Roman, espaço simples. Resolução de 300 dpi em extensão TIF, JPG, JPEG ou GIF.

  4. Autorização de uso de imagens: Todas as imagens  que não sejam de autoria do proponente do texto necessitam de autorização expressa por escrito do autor para publicação na Revista XX, exceto às de domínios públicos. As autorizações são de responsabilidade dos autores e podem ser providenciadas depois da aprovação do texto para publicação.

  5. Para outras dúvidas não contempladas nessa norma, deverão seguir a norma da ABNT.

bottom of page